terça-feira, 7 de agosto de 2018

Uma baixa difícil de entender... e de aceitar!

Depois dos acontecimentos na Fazenda Maria Fernanda, seguimos para o rio Dange, onde nos instalámos, depois de termos passado alguns dias junto da “Ponte Totobola” sobre o Rio Dange, num acampamento com caráter definitivo nestas paragens.

Foto dos primeiros tempos no Dange: Joaquim José Tavares, no círculo verde

Neste acampamento, o soldado condutor Joaquim José Tavares, recebeu uma notícia do “Puto” (nome usual entre os militares quando se referiam a Portugal Continental), que o desmoralizou. Este nosso companheiro começou a consumir brandy, aguardentes e outras bebidas alcoólicas em grandes quantidades, num descontrolo total, sem que alguém o conseguisse demover. Não se alimentava ou alimentava-se deficientemente.

Foi neste quadro que adoeceu, mas continuava a beber cada vez mais, até que o enfermeiro, furriel miliciano Domingos Soares Cardoso, verificando o estado em que ele se encontrava, pediu ajuda ao Dr. Abílio Teixeira Mendes* (irmão duma figura pública na área de música, o Carlos Mendes, músico de profissão mas com formação de arquiteto), alferes médico da Companhia de Cavalaria “Os Centauros”, para o examinar. Depois de examinado e feito o diagnóstico, o médico chegou à conclusão que deveria ser imediatamente evacuado para a Enfermaria do Setor, no Quibaxe, dado o estado em que se encontrava. Entendia o dr. Abílio Mendes, que os meios disponíveis e as condições existentes, tanto na nossa companhia, como a sua unidade, não seriam suficientes para tratá-lo.

As insistências do furriel Cardoso, para que o doente, cada vez mais debilitado, fosse evacuado, só sortiram efeito passados alguns dias. No dia 9 de setembro de 1969, foi feita a evacuação para a Enfermaria do Setor de Quibaxe, tarde demais, o nosso companheiro deu entrada nesta unidade militar, de saúde, já sem vida. Estava consumada mais uma baixa na nossa companhia, esta causada por uma cirrose alcoólica… A nós restou-nos, apenas, lamentar esta perda, fruto duma guerra sem sentido, tanto física, como psicológica.

O furriel miliciano Domingos Soares Cardoso, que nunca se conformou com esta situação, iniciou aqui a escalada, que o levaria, rumo a uma punição e posterior transferência de companhia.

Furriel miliciano Domingos Soares Cardoso - junho de 1969 em Luanda

F. Santos - Memórias de Angola
24 de julho de 2018

* Quero aqui prestar a minha homenagem ao saudoso Dr. Abílio Mendes, sempre pronto para nos ajudar, foi um grande amigo da nossa Companhia, particularmente da classe de sargentos. Nas suas visitas à nossa unidade, passava grande parte do tempo, na Messe de Sargentos, convivendo, bebendo, ouvindo música e por lá pernoitando algumas vezes. Sobre o nosso médico já escrevi num testemunho, assinalando a sua passagem pela nossa companhia:para aceder a esse testemunho clique aqui.

Abílio Mendes escreveu, mais tarde um romance, "Henda Xala", onde demonstra todo o seu amor por Angola. No início do romance, escreveu: - "Não sabia que se podia amar uma terra, fisicamente, como quem ama uma mulher. "
FS.


O Dr. Abílio Teixeira Mendes, faleceu em 1998 aos 49 anos.
 


Fotos do Blogue "Caminhos de Salomão" e "Angola - Literatura da Guerra Colonial"
 

3 comentários:

  1. O amor quando é puro tanto faz ser à mulher que se ama ou à terra que se aprendeu a amar.

    ResponderEliminar
  2. Todo o combatente do Ultramar tem uma história para contar

    ResponderEliminar
  3. Quando somos fracos psicologicamente, nao sabemos aceitar e muito menos dialogar com o nosso consciente para enfrentar frustacoes recebidas sem aviso previo. O que quer que seja que lhe tenham comunicado enviou-o para um 'beco sem saida'na sua maneira de ver. E para nao lembrar do acontecido, usou o alcool para afastar dele a lembranca. Teria sido necessario encontrar um psicologo; algo que nao esta' ao alcance imediato numa situacao de guerra; a menos que tivesse acontecido ao comandante do Batalhao!... E como podemos constatar, um ser humano interessado (revoltado pela falta de ajuda), em recuperar uma vida prestes a se perder, foi punido por um sistema rigido de homens que preferem as leis militares 'as humanas. E todos iam com seus galoes e medalhas ao peito ao domingo em cima dos seus uniformes bem vincados, assistir 'a Eucaristia de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que as visinhancas possam ver que sao gente de bem. Tive um instrutor de matador (camiao militar), que de tenente passou a furriel e como nao ficaram satisfeitos, perseguiram-no ate' que chegasse a soldado. Na Figueira da Foz havia um oficial mandava que regressassem ao Quartel pelo passeio da esquerda para que o respeitassem com a continencia no mesmo passeio que ele descia: para ele seria o da direita. Enfim, coisas cerebros que so' funcionam em favor de tarados.

    ResponderEliminar

Comente esta mensagem, com objetividade e respeito pelas outras opiniões.