quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A hiena teve azar



Partimos para os Dembos, passámos pela Fazenda Maria Fernanda, onde permanecemos alguns dias, continuamos a nossa caminhada em direção ao nosso destino, passando pela Missão e chegámos finalmente ao Dange. Instalámo-nos, inicialmente, junto à ponte. Mais tarde mudámo-nos para o conforto das nossas magníficas instalações (ver foto).
 

Éramos “maçaricos”, tínhamos passado por uma experiência, não muito agradável, na Fazenda Maria Fernanda, o nervosismo era muito. Num dos primeiros dias de estadia no acampamento, a noite já ia longa, ouviu-se várias rajadas de G3, partindo de um dos postos de vigia, que se encontrava próximo da cozinha. Toda a gente se levantou em sobressalto, uns fardados, outros em pijama, mas todos armados, e assim permanecemos durante toda a noite.

O sentinela justificava-se, tinha ouvido um grande ruído, pela encosta acima, na sua opinião seriam os “turras” que vinham atacar o acampamento.

Semanas mais tarde, um odor nauseabundo, vinha da encosta onde tinha ocorrido o referido incidente, seguimos a pista, e deparámo-nos com uma hiena em adiantado estado de decomposição. Estava desvendado o mistério, não tinha sido apenas alucinação do vigia, o ruído existiu, a hiena que provavelmente procurava restos de comida, teve azar.

F. Santos - Memórias de Angola
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

7 comentários:

  1. Na Fazenda Maria Fernanda em 1969 a dormir de pijama? Que luxo. Na Bela-Vista dormia-mos vestidos. Parece que houve mesmo guerras diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar não foi na Maria Fernanda! Em segundo lugar, não era proibido um camarada ter trazido um pijama para a guerra de Angola. Nesta situação até era um camarada que tinha paludismo e vestiu para se resguardar. Na minha companhia dependendo sítio onde estivemos e estivemos em muitos, sempre em tendas, desde o Norte ao Leste, foram dezenas, uns dormiam vestidos, outros em cuecas e alguns até nus. Portanto já aqui cada um fez a sua guerra. Mas enfim, nós recordamos esses tempos não para nos martirizarmos, nem para nos vangloriarmos...aqui não houve heróis, cumprimos um "dever" a que nos obrigaram...

      Eliminar
    2. Parabéns!…a impressão que eu tenho é que certas pessoas não teem capacidade para entender a descrição de um fato ou uma historia e procuram nos detalhes algo que as desmereçam…o bom das histórias é acrescentar um pouco de “pimenta” aos fatos reais!….historias sem um pouco de imaginação são muito enfadonhas!..abraços !.ll

      Eliminar
    3. Fazenda Maria Fernanda,na região dos Dembos, no norte de Angola, aí esteve a companhia 531 do Batalhão de Caç. 532 desde Outubro de 1963 a Outubro de 1964, fracas memórias dessa fazenda. Era praticamente o início da Guerra colonial. Um ex combatente do Bat.Caç,532

      Eliminar
    4. Passei la em 65 comp 747

      Eliminar
  2. Tambem estive no Fortim do Dange em 1971, pois a historia que contam aconteceu com o meu pelotao junto ao rio Cuango e junto a fronteira com o Congo, por causa de um porco espinho passamos uma noite em claro, o sentinela viu o capim a mexer, mandou uma rajada, todo o quartel esteve de alerta e sempre que se mandava fogo para o estranho, o capim mexia, pela manha depois de controlar o local era um grande porco espinho cravado de balas

    ResponderEliminar
  3. A minha história sendo real é mais caricata, em junho de 69 estava a minha c.cac 2528 a dar protecção à eng. nas matas do iculo aonde estavam a abrir uma picada para ligar a vila do Quiage ao rio dange, às tantas da noite deu-me vontade de ir à casa de banho (capim), então procurei um bom lugar por baixo do posto de vigia e onde largavam os restos do refeitório, até uma certa altura tudo bem o pior foi quando ouvi um restolhar no meio do capim que me chegava à cintura e aí não pensei duas vezes, calças para cima e toca a fugir; suponho que o que provocou o ruído terá feito o mesmo em sentido contrário , continuo sem saber.

    ResponderEliminar

Comente esta mensagem, com objetividade e respeito pelas outras opiniões.